Maletas da Sustentabilidade | ENA - Energia e Ambiente da Arrábida
04 Dez 2018
Seminário Educar para o Uso Eficiciente da Água - Maleta Água para Todos

Realizou-se hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o Seminário "Educar para o Uso Eficiente da Água", no qual foi apresentada ao público a nova maleta "Água para Todos". 

A nova maleta pedagógica foi criada no âmbito da candidatura da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida ao Programa “Educação Ambiental + Sustentável - Promover o Uso Eficiente da Água”, do Fundo Ambiental, e integra a partir de hoje as Maletas da Sustentabilidade.

Maleta Água para Todos, tem por objetivo geral contribuir para a promoção da eficiência hídrica e para a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água, com especial enfoque para a redução dos consumos. Os seus conteúdos pretendem dotar a população escolar e a comunidade em geral de novos conhecimentos que visem a mudança de comportamentos, promovendo um diálogo aberto, crítico e reflexivo sobre os novos desafios associados à valorização do recurso água.

A maleta é dirigida à população escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos) e aborda diferenciadamente as seguintes temáticas: A Água no Planeta, os Desafios relacionados com a Água e o Uso Eficiente da Água.

A sessão de boas vindas foi realizada pela Vereadora Carla Guerreiro, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ENA.

Contámos com a presença da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, numa importante comunicação sobre a "Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) como Motor da Mudança para a Sustentabilidade".

Tivemos ainda a oportunidade de juntar numa mesa redonda os atores chave da disseminação das maletas da sustentabilidade nas escolas dos municipios parceiros da ENA. Contámos com a presença das Coordenadoras Interconcelhias das Bibliotecas Escolares de Palmela, Sesimbra e Setúbal, com as responsáveis pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal de Palmela, Sesimbra e Setúbal, e com representantes dos professores bibliotecários dos agrupamentos escolares que no passado ano letivo de 2017/2018 acolheram as maletas.

Terminámos com o espetáculo de teatro "O Homem que queria ser Água".

A todos o nosso obrigado.