Maletas da Sustentabilidade | ENA - Energia e Ambiente da Arrábida
03 Out 2019
Ciclo de Debates 2022 nas escolas de Setúbal - Alterações Climáticas

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro a Divisão de Juventude vai estar em várias escolas do Concelho de Setúbal com o projeto Ciclo de Debates: Alterações Climáticas! 🌍⚠️

A Emergência Climática será o mote de conversa e debate entre vários convidados:
- Fábio Cardona da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
- José Luís Zêzere e Cláudia Reis da Centro de Estudos Geográficos - CEG
- Joana Guerra Tadeu aka Ambientalista Imperfeita
- Ivana Almeida e João Costa Duarte da EY Portugal

Preparem-se para estes novos Agentes de Mudança! 


Regulamento do Concurso “Água para Todos”


Enquadrado no Projeto Pedagógico Maletas da Sustentabilidade, o Concurso Escolar “Água para Todos” visa promover a eficiência hídrica na escola bem como a sensibilização da comunidade escolar para a adoção de práticas e comportamentos mais sustentáveis no uso eficiente da água.

O concurso é destinado a escolas que lecionem os 2º e 3º Ciclo e visa premiar a organização de uma Campanha de Promoção do Uso Eficiente da Água na escola que envolva professores, alunos e famílias e que se traduza na alteração de comportamentos e na redução do desperdício e/ou consumo.

As campanhas a concurso devem sensibilizar para a adoção de medidas de redução dos consumos de água na escola e em casa, bem como promover a utilização da ferramenta para o cálculo da pegada hídrica (desenvolvida no âmbito do projeto “Maleta Água para Todos”) como forma de consciencialização à proteção deste recurso.

A forma como é organizada, implementada e comunicada a campanha fica ao critério de cada escola, sendo no entanto valorizadas as mensagens transmitidas de forma criativa que causam impacto na comunidade escolar.

As campanhas a concurso são coletivas, realizadas por um grupo de alunos e professores, e são apresentadas em nome da Escola.

As campanhas serão avaliadas por um júri constituído por técnicos da ENA e dos Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal. Este júri é soberano na escolha das escolas a premiar.


= Organiza uma campanha na tua escola, regista e envia para nós! =


Público-alvo:
Escolas do 2º e 3º Ciclo dos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Calendário:
Inscrição – até ao dia 23 de outubro de 2019
Entrega dos registos da campanha – 21 de fevereiro de 2020
Comunicação das escolas vencedoras – março de 2020 em cerimónia pública (em data a anunciar) 

Inscrição:
A inscrição será realizada através do email: geral@ena.com.pt, indicando:

  • O nome da escola;
  • Agrupamento a que pertence;
  • Fazer referência ao concurso “Água para Todos” no assunto do e-mail;
  • Identificar uma pessoa de contacto, com telefone e e-mail;
  • Nome da campanha.

Entrega da campanha para concurso:
Deverá ser enviado para a ENA uma descrição da campanha realizada bem como registos das atividades desenvolvidas. Os registos podem ser feitos em suporte físico ou digital.

A entrega ou envio dos trabalhos é da responsabilidade dos concorrentes e poderá ser feita por correio, por email, ou entregue pessoalmente na sede da ENA. O trabalho deve ser entregue em nome da escola e conter a identificação dos autores (alunos, professores e ou outros membros da comunidade educativa que auxiliaram a sua elaboração). Os trabalhos apresentados em suporte de papel (por exemplo cartazes) não deverão exceder as dimensões do formato A0 e em suporte de vídeo não deverão exceder os sete minutos de duração.

Prémio 
As campanhas premiadas serão divulgadas no website do projeto das Maletas da Sustentabilidade.

Serão premiadas três campanhas por município (Palmela, Sesimbra e Setúbal). As escolas vencedoras terão direito a um conjunto de redutores de caudal para instalação nas suas torneiras e a um espetáculo de sensibilização sobre a água “O Homem que queria ser Água” a ser apresentado na escola em data(*) a acordar.

(*) Os espetáculos devem ser apresentados nas escolas até ao dia 31 de maio.


Sobre o Espetáculo de sensibilização sobre a Água 

“O Homem que queria ser Água” conta a história de um homem que passou a vida a estudar a natureza, com o propósito de se transformar em água.O espetáculo mostra os processos que este homem passou. O seu percurso de vida, as suas experiências e transformações de uma forma mágica, alquímica e poética. O homem tem de passar pelos 4 elementos da natureza (ar, água, terra e fogo) para ascender ao seu propósito: transformar-se em água.

Este é um espetáculo que aposta na forte sensibilização à valorização e utilização da água como recurso. Espetáculo aconselhável a partir dos 10 anos de idade (destina-se a alunos, professores e famílias). 

https://homemahgua.wixsite.com/teatro1