Maletas da Sustentabilidade | ENA - Energia e Ambiente da Arrábida
Edifício
Moinho da Mourisca
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Eficiência energética
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local:
Situado em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, o Moinho de Maré da Mourisca, exemplo de arquitetura tradicional, possivelmente presente desde o século XVII, localiza-se  na Herdade da Mourisca, numa zona de sapal, salinas e montado, rodeado de terrenos antigamente usados para o cultivo de arroz.

O que podemos fazer no local:
Visitas guiadas à Sala Museológica das Mós do Moinho;
Ciclo de atividades de caráter ambiental:

  • Identificação de espécies de flora e fauna.
  • Anilhagem de aves
  • Salicornia - Sal Verde ou Espargo do Mar
  • Libertação de aves
  • Safari Fotográfico
  • Salinas do Sado - Um Olhar sobre as Salinas do Sado 
Trilho ou local na natureza
Parque ecológico da Várzea
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Desenvolvimento sustentável
Concelho/Localidade: Setúbal/Quinta do Conde

Informação sobre o local:
O Parque Ecológico da Várzea na Quinta do Conde está localizado numa área húmida contígua à ribeira de Coina, predominantemente agrícola e de reserva ecológica. Este parque está situado na freguesia da Quinta do Conde e possui uma área de aproximadamente 112000m2. É um espaço de grande valor natural, inserido no maior corredor ecológico desta freguesia, que liga a Arrábida ao Tejo e com abertura do Centro Agrícola e Ambiental da Várzea, liga também a população aos valores de preservação e valorização do património natural.

O que podemos fazer no local:
Vivenciar ações de sensibilização e apoio a projetos escolares e atividades em contexto familiar ou de grupo, no âmbito da preservação da Natureza e do conhecimento da biodiversidade local. Visitas interpretativas.
Oficinas de expressão dramática e plástica. Ateliês relacionados com a fauna, a flora, a agricultura, entre outros.

Trilho ou local na natureza
Ecoparque de Palmela
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Valorização dos resíduos
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local
O Ecoparque de Palmela tem diversas infraestruturas, nomeadamente, áreas administrativas, manutenção de viaturas, máquinas e equipamentos, lavagem e manutenção de ecopontos, aterro e biogás. Este local também é a sede da Amarsul.

O que podemos fazer no local
No Ecoparque de Palmela podem visitar as instalações do aterro, onde são depositados os resíduos indiferenciados dos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Sesimbra e Setúbal. Neste Ecoparque apenas temos esta instalação visitável, pelo  que, de forma a que a visita seja mais completa, sugere-se visita ao Ecoparque do Seixal, onde podem também visitar a Central  de Triagem. 

Trilho ou local na natureza
Quinta pedagógica de São Paulo
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Consumo sustentável
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local
Nasce com o objetivo de ser um veículo transmissor de conhecimento e também um espaço de experimentação e reflexão; local de eleição para conhecer e estudar o trabalho rural, a cultura da região e as suas técnicas agropecuárias.

O que podemos fazer no local

  • Ter acesso a visitas guiadas que permitem conhecer as diferentes unidades estruturais da quinta e acompanhar os ciclos agrícolas;
  • Preparar a terra, semear e plantar, tratar e recolher produtos da horta, pomar, vinha e olival;
  • Conhecer e contactar com os animais domésticos de uma quinta agrícola-alimentar, cuidar, recolher ovos, entre outras;
  • Aprender a reconhecer as diferentes espécies da fauna e flora recorrendo aos cinco sentidos (visão, tato, olfacto, audição e paladar);
  • Conhecer e experimentar os processos de produção do queijo, a confeção do pão, técnicas de maneio do gado e de produção agrícola;
  • Conhecer as caraterísticas e experimentar os usos de ervas aromáticas.
Trilho ou local na natureza
Cabo Espichel
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Sesimbra

Informação sobre o local:
A região do Cabo Espichel corresponde à extremidade ocidental, emersa, da cadeia montanhosa da Arrábida e, ao contrário da parte oriental, apresenta uma feição aplanada que corresponde a uma superfície de abrasão marinha ocorrida provavelmente  há cerca de 2 a 1,8 M.a.
A extensa plataforma, com cotas próximas dos 150 m, que se estende até às proximidades de Sesimbra, onde atinge altitudes mais elevadas, da ordem dos 200-220 m.

O que podemos fazer no local:
Do ponto de vista paisagístico, o Cabo Espichel é um local privilegiado de observação: para Este, todo o alinhamento da cadeia montanhosa da Arrábida; para Norte, o chamado sinclinal de Albufeira e a Lagoa com o mesmo nome e, em último plano, a desembocadura do Tejo e os relevos da Serra de Sintra; para Sul e Oeste, o Oceano Atlântico.
Visita a locais com interesse geológico e geomorfológico.
Visita ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo: igreja; casas dos círios; casa da água; Ermida da Memória ou da Pedra da Mua; casa da ópera; aqueduto. Visita ao farol do Cabo Espichel. 

Edifício
Castelo de Sesimbra
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Valor natural e cultural
Concelho/Localidade: Sesimbra

Informação sobre o local:
Edificado no período islâmico, o castelo de Sesimbra foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1165. Novamente perdido na sequência da grande investida Almóada de 1191, o castelo é definitivamente tomado para o lado cristão no ano de 1200, data em que D. Sancho I, auxiliado por cruzados francos, terá reconquistado a região. Neste contexto de estabilização da fronteira e repovoamento o mesmo rei D. Sancho I assinou a outorga da Carta de Foral à vila de Sesimbra em 1201.
No ano de 1236, D. Sancho II doa a vila de Sesimbra e seu castelo à Ordem Militar de Santiago e no ano de 1323, reinado de D. Dinis, no âmbito do reforço geral das muralhas, foi edificada a torre poente, com o objetivo proporcionar uma eficaz vigilância da costa.

O que podemos fazer no local:
Visita ao Castelo, Monumento Nacional, situado no cume da encosta que domina toda a paisagem envolvente, com uma vista privilegiada para a baía e vila de Sesimbra. Visita ao circuito interpretativo do Castelo Medieval, que percorre todo o recinto muralhado evidenciando os elementos relevantes no plano da arquitetura militar, alcáçova e torre de menagem, torre de vigia, casa da vereação, adarve, cisternas e silos. Visita ao Centro de Interpretação Rafael Monteiro, exposições temáticas (na torre de menagem e torre de vigia do lado nascente) e Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo.

Edifício
Convento da Arrábida
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Valor natural e cultural
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local:
O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange,  ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.
No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas  de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho. O convento foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.

Observações:
As visitas ao Convento Novo realizam-se, mediante marcação prévia, nos seguintes dias: 4ª feira, sábado e domingo.

Edifício
Fortaleza de Santiago e Museu Marítimo de Sesimbra
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Mar e  Litoral
Concelho/Localidade: Setúbal/Quinta do Conde

Informação sobre o local:
A Fortaleza de Santiago, estrutura militar seiscentista classificada como Imóvel de Interesse Público, apresenta-se atualmente como um equipamento cultural de referência em Sesimbra.O programa museológico municipal, ao integrar o Museu Marítimo de Sesimbra, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de um plano de sistematização do conhecimento associado ao ciclo da pesca local e, simultaneamente, para dotar diversos equipamentos coletivos das condições necessárias para se assumirem como intermediários dinâmicos e atuais no processo de valorização cultural e social das atividades marítimas e piscatórias e de encontro da comunidade.

O que podemos fazer no local:
Visita à Fortaleza de Santiago com suporte interpretativo no plano histórico e funcional. Visita ao Museu Marítimo de Sesimbra e respetivas valências no quadro da organização da sua exposição permanente.

Trilho ou local na natureza
Jazida de pistas de dinossauro
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Sesimbra/Zambujal e Cabo Espichel

Informação sobre o local:
Na localidade Zambujal poderá ser visitado o Monumento Natural da jazida de pegadas de dinossauro da Pedreira do Avelino. Esta jazida constitui atualmente o Núcleo Interpretativo do Monumento Natural da Pedreira do Avelino.
No flanco sul desta enseada de Lagosteiros, em laje de calcários margosos do Jurássico superior (150 M.a.), encontra-se uma jazida de pegadas de dinossauros classificada como Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros da Pedra da Mua. Nesta jazida encontram-se vários conjuntos de trilhos deixados por dinossauros saurópodes (quadrúpedes e herbívoros) e terópodes (bípedes e carnívoros).
No topo da arriba do flanco norte da enseada de Lagosteiros encontra-se a jazida de pistas de dinossauro de Lagosteiros, também classificada como Monumento Natural. Datada do Cretácico inferior ( 135 M.a.), constitui um dos conjuntos mais interessantes do Cretácico da Europa e o único desta idade em Portugal. O acesso a este local implica uma caminhada de aproximadamente 15 minutos. 

Como chegar:

  • Jazida da Pedreira do Avelino
    Estrada Nacional 379, Zambujal, Sesimbra.
  • Jazida da Pedra da Mua e Jazida de Lagosteiros
    Estrada Nacional 379, Cabo Espichel, Sesimbra.
Trilho ou local na natureza
Maravilha do Sado
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Mar e Litoral
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local:
O «Maravilha do Sado» é utilizado em passeios educativos e pedagógicos com o intuito de proporcionar a todos os cidadãos um maior contacto com o Rio e a Reserva Natural do Estuário  do Sado.
Será um importante instrumento para reforçar a temática do mar nos currículos escolares do concelho de Setúbal, de forma transversal e articulada entre todos os ciclos de ensino.

O que podemos fazer no local:

  • Atividades pedagógico-educativas
  • Escola viva (aulas a bordo), ações de formação e workshops vários, mostra de tradições, palestras temáticas.
  • Valorizar e trabalhar os conhecimentos e as competências do mar nos programas de todas as disciplinas e matérias abordadas:
    • História, Geografia, Cartografia e e Literatura; Ciências Experimentais, Física, Matemática, Biologia; Arte, Expressão Física e Motora  e Formação Humana. 
  • Valorização de Atividades e Produtos Associados ao Mar/Rio
    Ações de formação sobre Indústria conserveira, atividades piscatórias, visitas guiadas e gastronomia.
  • Preservação Ambiental e Ecológica
    Ações de formação, visitas guiadas, workshops e aulas sobre proteção, preservação e conservação ambiental. 
Trilho ou local na natureza
Percurso de Azeitão
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Setúbal/Azeitão

Informação sobre o local:
Percurso: Circular   Distância: 19,7 km   Dificuldade: Alta (desafiante)
Ponto de partida: Azeitão   Ponto de chegada: Azeitão
Época aconselhada: Todo o ano, sendo preferíveis as épocas primavera/verão

O que podemos fazer no local:
Pontos de interesse: Adegas JMF, Fonte dos Pasmados, Palácio dos Duques de Aveiro, Lavadouros de Azeitão, doçaria tradicional, Mercado Municipal de Azeitão, vistas para a Serra da Arrábida, paisagem de vinha, parque de campismo, Palácio da Bacalhoa.

Trilho ou local na natureza
Percurso de São Luís
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local
Percurso: Circular   Distância: 7 km   Dificuldade: Moderada
Ponto de partida: Bombas de gasolina BP/Restaurante   Ponto de chegada: Bombas de gasolina BP/Restaurante
Época aconselhada: Todo o ano, sendo preferíveis as épocas primavera/verão 

O que podemos fazer no local
Pontos de interesse: Serra de São Luís, Pedreiras, vegetação, capela de São Luís, Quinta do Esteval, Biovilla, vistas de Vale  de Barris e Castelo de Palmela, Mãe de Água, vista dos Moinhos Serra do Louro, vinhas.

Trilho ou local na natureza
Percurso do Portinho da Arrábida
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local:
Percurso: Linear   Distância: 3,6 km   Dificuldade: Baixa
Ponto de partida: Estacionamento da praia do Creiro   Ponto de chegada: Alportuche
Época aconselhada: Todo o ano, sendo preferíveis as épocas primavera/verão 

O que podemos fazer no local:
Pontos de interesse: Estação arqueológica do Creiro, Praia  do Portinho, Praia da Anicha, sistema dunar, escola de escalada  da Fenda, Fortaleza de Santa Maria, Museu Oceanográfico, Lapa de Santa Margarida, Praia de Alpertuche, Parque Marinho Luiz Saldanha.

Trilho ou local na natureza
Percurso Pedestre pelas Encostas de Palmela
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local:
Percurso de descoberta das serras dos Gaiteiros, São Luís,  São Francisco e Louro; Estuário do Sado e diverso Património Arqueológico.
Percurso: Circular   Duração: 4 horas   Distância: 12,1 km   Dificuldade: Média

O que podemos fazer no local
Deslumbre-se com a paisagem. Aprecie o Estuário do Sado,  as Serras da Arrábida, Gaiteiros, São Luís, São Francisco e Louro  e desfrute do património natural e arqueológico que vai encontrar ao longo do percurso.
Pontos de interesse: Chafariz D. Maria I, Fonte Nova, Banco de Ostras Fossilizadas, Alcaria do Alto da Queimada, Castro de Chibanes. 

Trilho ou local na natureza
Percurso Pedestre por Serras de Cabanas e Quinta do Anjo
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Arrábida - Património Natural
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local
Percurso de descoberta da Serra de São Francisco, encostas  da Serra do Louro e seu Património Arqueológico e Molinológico.
Percurso: Quase circular   Duração: 3 horas   Distância: 8 km   Dificuldade: Média

O que podemos fazer no local
Deslumbre-se com as paisagens, com os locais, descubra  os trilhos e observe a fauna e a flora.
Pontos de interesse: Ermida de Nossa Senhora das Brotas, Serra de São Francisco, Alcaria da Portela.

Trilho ou local na natureza
Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena
  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Água no Planeta
Concelho/Localidade: Sesimbra

Informação sobre o local:
O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, na Lagoa de Albufeira permite o acesso do público a uma das mais importantes zonas de circulação e nidificação de aves da Europa, enquadrando uma Zona de Proteção Especial para as Aves (ZPE). É uma área com aproximadamente 68ha que se encontra vedada e compreende a Lagoa Pequena e um terreno alagado, denominado Lagoa da Estacada, a zona mais sensível do ponto de vista ecológico. É um
espaço recomendado pelo roteiro de birdwatching em Portugal uma vez que alberga uma grande diversidade de espécies, residentes e migratórias, graças às boas condições de abrigo, alimentação e nidificação para as aves aquáticas.
A gestão deste espaço é partilhada entre a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

O que podemos fazer no local:
A área de visitação integra dois percursos sinalizados e quatro observatórios. Fazem ainda parte das infraestruturas de apoio o espaço de receção a visitantes e uma loja. No espaço organizam visitas guiadas e diversas atividades lúdico-pedagógicas dirigidas às escolas.

Edifício
ETAR da Lagoínha
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Desafio: Ciclo Urbano da Água
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local:
A ETAR da Lagoínha serve o Município de Palmela e descarrega o efluente tratado na bacia do Tejo e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 30.600 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 7.650 m3/dia .

O que podemos fazer no local:
Na visita à ETAR da Lagoínha vamos aprender a responder às seguintes questões:

  • Sabia que na ETAR, como na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma?
  • Venha conhecer como se tratam os esgotos! Quais os seus destinos?
  • É verdade que, em alguns casos, a partir dessas águas residuais se pode produzir energia?
  • E que as lamas resultantes do tratamento podem ser usadas como fertilizante agrícola?
  • E que a água residual tratada pode ser reutilizada para diversos fins antes de ser devolvida à natureza?
     
Edifício
ETAR Lagoa/Meco - SIMARSUL
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Desafio: Ciclo Urbano da Água
Concelho/Localidade: Sesimbra

Informação sobre o local:
A ETAR de Lagoa/Meco serve o Município de Sesimbra e descarrega o efluente tratado na Costa Atlântica e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 48.000 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 14.800 m3/dia.

O que podemos fazer no local:
Na visita à ETAR da Lagoa/Meco vamos aprender a responder às seguintes questões:

  • Sabia que na ETAR, como na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma?
  • Venha conhecer como se tratam os esgotos! Quais os seus destinos?
  • É verdade que, em alguns casos, a partir dessas águas residuais se pode produzir energia?
  • E que as lamas resultantes do tratamento podem ser usadas como fertilizante agrícola?
  • E que a água residual tratada pode ser reutilizada para diversos fins antes de ser devolvida à natureza?
Edifício
ETAR Sesimbra - SIMARSUL
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Desafio: Ciclo Urbano da Água
Concelho/Localidade: Sesimbra

Informação sobre o local:
A ETAR de Sesimbra serve o Município de Sesimbra, descarrega o efluente tratado na costa Atlântica e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 30.000 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 6.000 m3/dia .

O que podemos fazer no local:
Na visita à ETAR de Sesimbra vamos aprender a responder às seguintes questões: 

  • Sabia que na ETAR, como na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma?
  • Venha conhecer como se tratam os esgotos! Quais os seus destinos?
  • É verdade que, em alguns casos, a partir dessas águas residuais se pode produzir energia?
  • E que as lamas resultantes do tratamento podem ser usadas como fertilizante agrícola?
  • E que a água residual tratada pode ser reutilizada para diversos fins antes de ser devolvida à natureza?
Trilho ou local na natureza
Percurso pedestre - Caminhe ao som da melodia da água
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Água no Planeta
Concelho/Localidade: Palmela

Informação sobre o local:
Percurso de descoberta das Fontes, Chafarizes, Tanques e Lavadouros da vila de Palmela.

Percurso: Circular
Duração: 2h
Distância: 4 Km
Dificuldade: Baixa

O que podemos fazer no local:
Tenha um excelente passeio partindo à descoberta da Vila e detenha-se nos pormenores do património natural e arqueológico que vai encontrar ao longo do percurso.

Pontos de interesse:
Chafariz D. Maria I, Fonte do Largo Marquês de Pombal, Fonte no Jardim Venâncio Ribeiro da Costa, Fonte (Igreja de S. Pedro), Fonte Nova e Tanque, Fonte de Beber e Lavadouro, Lavadouro de Santa Ana e Fonte do Carvacho.

Trilho ou local na natureza
Trilho na natureza - Aqueduto da Estrada dos Arcos
  • 1º Ciclo
  • 2º e 3º Ciclo

Temática: Água no Planeta
Concelho/Localidade: Setúbal

Informação sobre o local:
Construído no reinado de D. João II, o aqueduto quatrocentista de Setúbal é uma das obras de arquitetura civil mais marcantes na paisagem da cidade. Atualmente conservam-se dois troços principais, num percurso que inicialmente se estendia por vários quilómetros, desde as nascentes, situadas no concelho de Palmela, até às muralhas da cidade.
A utilidade e a importância desta obra de abastecimento de água à cidade estão bem patentes nas obras de beneficiação de que foi objeto ao longo dos tempos. Em 1693 construiu-se o Chafariz da Praça Teófilo Braga (antigo Chafariz do Sapal), em frente  aos Paços do Concelho, marca de poder concelhio na renovação do abastecimento de água à cidade que continuava a fazer-se pelo velho aqueduto.
Mais recentemente, à medida que perdeu as funções para as quais foi originalmente construído, o aqueduto de Setúbal foi parcialmente destruído pelo processo de urbanização dos antigos arredores da cidade, dinâmica construtiva que ainda hoje se mantém e que dificilmente tem em conta as necessidades de conservação e de proteção do património histórico-cultural.

O que podemos fazer no local:

  • Visita aos troços de aqueduto que ainda se mantêm;
  • Visita ao Chafariz da Praça Teófilo Braga;
  • Perceber a função dos aquedutos e o ciclo urbano da água;
  • Visita de interesse histórico e arquitetónico.
  • Chafariz: Praça Teófilo Braga